Sunday, June 10, 2007

Baú II!

Mina de São Domingos


Tapada de São Domingos

e Pomarão

11 Comments:

Blogger Carlos Reis said...

ÁGUAS ACIDAS

Boas fotos para belas paisagens, Lisbongirl.

Como é que se encontra a gestão ambiental de tudo isto. Preocupante ou nem tanto?

CR

3:39 AM  
Blogger LisbonGirl said...

Bom Dia, CR! Tudo indica que sim.

A Associação de Defesa do Património de Mértola parece-me muito empenhada e activa (o link está no Post Myrtilis)!

Um abraço e óptima semana!:)

4:51 AM  
Blogger garina do mar said...

neste momento esta zona está abrangida pelo Parque Natural do Vale do Guadiana, que já tem o plano de ordenamento aprovado (a albufeira da Tapada Grande também tem já plano!) e agora o ICN está a fazer um plano de gestão envolvendo a comunidade local!!
do que ouvi dizer é que inicialmente a zona das Minas de São Domingos ia ser transformada em museu ao ar livre, mas algures entre o ano passado e este ano demoliram uma série de armazéns dos antigos.. tenho que perguntar ao Nautilus que ele esteve lá agora
e ouvi dizer que também tem umas fotos desta zona! mas desta vez está à minha espera porque eu tenho um livro, escrito pelo meu bisavô que descreve as Minas e o Pomarão no início do século XX e eu fiquei de lhe arranjar uns extractos mas não tenho tido tempo ;(

1:10 PM  
Blogger garina do mar said...

e eu vinha aqui comentar e pus-me a escrever coisas!! a foto de baixo é tirada de onde? do antigo posto da Guarda Fiscal?
ou de um barco? dá uma imagem linda!
mas já percebi que temos por aqui uns baús bem recheados...

1:13 PM  
Blogger LisbonGirl said...

Garina do Mar!... Que comentário tão interessante! Queremos a indicação bibliográfica do livro do Avô, claro! E queremos uma ligação para as fotos recentes tiradas pelo Nautilus, assim que isso seja possível!

As minhas fotos foram pirateadas...:( através de uma pesquisa Google por imagens, com a palavra "Pomarão".

Tenho fotos de Mértola, mas não estão digitalizadas. Estou à espera de quê?!!!! Assim que puder! Está prometido!

Já lá estive, mas só tinha olhos para a paisagem e para os ninhos das cegonhas, um por cada post! Lindo!

3:39 PM  
Blogger caniche vagabundo said...

Olá, Lisbongirl!
Sou a dona do Caniche vagabundo!
Ainda não tinha visto estas imagens da Mina, do Pomarão e do concelho de Mértola em geral, mas quando o meu cão me chamou para ver, corri depressa!
Gosto muito de Mértola, passei lá as melhores férias, durante 12 anos!
Conheci sítios quase fantasmagóricos (como a mina em ruínas e a abandonada Vila Sabina); mas sítios mágicos, sítios de paz, simpatia e convivência, maravilhosos!

As minas tiveram grande importância no século passado. Pude conhecer alguns mineiros ainda vivos que me contaram histórias incríveis. Há quem tenha muitos escritos sobre a mina, os barcos e sobre o que era aquela zona na altura. Engenheiros ingleses, muitas famílias de mineiros, escolas cheias de crianças e muito, muito trabalho...
... e algumas tragédias, porque o trabalho era difícil e nunca se sabia se os homens sairiam vivos (ou inteiros) da mina...

Obrigada por me fazeres recordar a "Vila Museu"!

Dona do Max (Caniche Vagabundo)


- Pois foi! Ladrei logo para a minha dona vir ver o Pomarão... ela está sempre a falar de Mértola!

5:44 AM  
Blogger LisbonGirl said...

Fizeste muito bem, Caniche! O comentário da tua Dona é bastante interessante e bonito!:) Mértola, a Mina de São Domingos e o Pomarão despertam muitas paixões!... Vivi ali na zona um ano de que também guardo as melhores recordações!...E agora, quando revisito, através da Web, constato que tudo naquele lugar muito mágico cresceu muito bem, de uma forma serena e segura!:)

Acho que somos um povo muito apaixonado, mesmo pelo trabalho duro e árduo, mas o que nos quebra sempre, então? Acho que precisamos de nos amar a nós próprios até ao fim, sempre, e de acreditar que merecemos o melhor, todas as vezes que fizermos o nosso melhor!:)

Muito obrigada Caniche, por passeares pelos posts do Lisboa e por chamares logo a tua Dona! És sempre muito querido e atento!:)

10:59 AM  
Blogger Brac said...

Aproveitando que o Kraak anda ali para dentro de casa, deixa-me dizer-te que este foi um dos passeios que mais gostei de fazer enquanto saudável que era... :)

4:57 PM  
Blogger LisbonGirl said...

Oh, Brac!...Fico contente que tenhas tão bos recordações de Mértola! Também lá tive uns bons amigos, felpudos, como tu, o Puf e a Bessie!...

Eram tão queridos!... e adoravam as minhas experiências culinárias, mesmo aquelas que corriam muito mal... como a de ter colocado mais de trinta cabeças de cravinho num arroz de frango que ficou a saber a mentol!:(

Os canitos são mesmo os nossos melhores amigos! Ah...canzoada!:)

Continuação das tuas melhoras e as do Kraak/Peixinho também!

5:10 PM  
Blogger LisbonGirl said...

Oh, Brac!...Fico contente que tenhas tão bos recordações de Mértola! Também lá tive uns bons amigos, felpudos, como tu, o Puf e a Bessie!...

Eram tão queridos!... e adoravam as minhas experiências culinárias, mesmo aquelas que corriam muito mal... como a de ter colocado mais de trinta cabeças de cravinho num arroz de frango que ficou a saber a mentol!:(

Os canitos são mesmo os nossos melhores amigos! Ah...canzoada!:)

Continuação das tuas melhoras e as do Kraak/Peixinho também!

5:10 PM  
Blogger garina do mar said...

já lá está a Tapada Grande!! mais o livro do meu Bisavô ;)

4:08 PM  

Post a Comment

<< Home